“O título do volume, ‘A questão de Deus é o não saber explicar, é uma frase de Álvaro Siza que pode ser lida em vários modos, mas nunca como um ponto final. O ‘não saber’ é o reservatório inesgotável da dúvida, da curiosidade e da pergunta. E enquanto formos capazes de colocar perguntas – não só aquelas pequenas e imediatas, mas também as grandes e irresolúveis – o nosso caminho sobre a terra projetar-nos-á sempre mais longe.” José Tolentino de Mendonça, in “Elogio da possibilidade de conversar” no prefácio do livro.
Este volume nasceu no contexto da pandemia. No primeiro inverno da era pandémica, Álvaro Siza, pelas razões que ele explica no texto, fez uma série de desenhos sobre a Paixão de Cristo, mais precisamente 45. Foram eles o ponto de partida para um diálogo com o Cardeal Tolentino sobre o ‘lugar estranho’ do religioso na arte contemporânea e outras questões que sempre surgem quando se fala de arte e de religião e quando os interlocutores são pessoas com a autoridade destes dois referentes da cultura do nosso tempo. Aqui se reproduzem os desenhos e o texto desse diálogo.
Autores
Álvaro Siza, é um arquiteto português nascido em 1933, em Matosinhos. Iniciou a sua vida profissional em 1955, depois de se ter formado na Escola Superior de Belas-Artes do Porto. O seu talento artístico foi reconhecido mais rapidamente no estrangeiro do que em Portugal. Entre as muitas obras que desenhou, destacam-se a Casa de Chá da Boa Nova e a piscina de Leça da Palmeira, a Igreja de Marco de Canaveses, a Agência do Banco Pinto & Sotto Mayor, em Oliveira de Azeméis, e ainda centros de arte moderna em vários países europeus, como o Centro Galego de Arte Contemporânea e a Faculdade de Jornalismo, ambos em Santiago de Compostela. Siza Vieira dirigiu a reconstrução da zona do Chiado, em Lisboa, a construção da Faculdade de Arquitetura do Porto e foi responsável pelo plano arquitetónico para a construção do Museu de Arte Contemporânea do Porto. Posteriormente, foi o responsável pela proposta do Pavilhão de Portugal da EXPO’98. Recebeu múltiplos prémios, do quais se destaca o Prémio Pritzker da Fundação Hyatt, de Chicago em 1992.
José Tolentino Mendonça, é poeta, cardeal, professor e teólogo português, nasceu na ilha da Madeira em 1965. É prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, na Cúria Romana e Vice-Reitor da Universidade Católica Portuguesa e Diretor da Faculdade de Teologia. A sua obra inclui poesia, ensaios e peças de teatro, com diversos títulos publicados, desde 1990. Recebeu o Prémio Europeu Helena Vaz da Silva.
Avaliações
Ainda não existem avaliações.